A verdade é que não há padrão para escolha da próxima morada do seu pai, ou da sua mãe, explico: As famílias são diferentes em muitos aspectos.
As condições financeiras costumam ser o principal filtro, ou pelo menos o primeiro. E é razoável que seja, pois é um compromisso por longo período, assim esperamos!
A localização também é relevante quando os filhos querem participar, fazer visitas, levar para passear, ou seja, é um item pensado pela família.
Mas tirando isso, muitos se veem indecisos sobre como escolher o melhor lugar, aquele que vai atender os anseios dos filhos, com tanta insegurança retratada nas mídias tradicionais sobre violência e maus tratos. Talvez por isso esta mesma fonte de “informação” está perdendo lugar para os informais, que apenas trazem verdades acerca dos assuntos que os tais “especialistas” não dominam.
Voltando ao assunto, dá para afirmar que o lugar bonito e cheiroso é aquele que melhor vai tratar o idoso, da mesma forma, não há como prever que um lugar com odor de urina maltrata seus residentes, mas já acende um alerta de negligência por parte da equipe de cuidados. Então, caso os cuidadores sintam-se sobrecarregados devido a rotina desgastante, cabe ao gestor observar, para que não interfira no trabalho direto com os idosos. Por isso, saiba quem é o gestor, sua formação e experiência, pois ele é o responsável pela contratação, treinamento dos funcionários etc.
É obrigatório ter um médico responsável, o qual faz o acompanhamento da saúde de todos. Prefira a especialidade de maior relevância para as necessidades do idoso. Questões de ordem urinária e psíquica (distúrbios e alucinações) são muito procurados. Por outro lado, o generalista pode acompanhar muito bem a polifarmácia que o idoso está adaptado e inclusive receitar suplementação além dos fármacos. 1
Os fármacos devem ser guardados e controlados para manipulação somente por pessoal da enfermagem, com dupla checagem e muita atenção para evitar intoxicação ou envenenamento, seja por dose ou por medicação errada.
Sobre outros serviços básicos: da alimentação, é esperado que a nutricionista responsável esteja presente semanalmente para medir e pesar os residentes, e assim definir o cardápio, suas alterações e suplementação. Alimentação deve ser natural com frutas, verduras, legumes e proteínas, por isso, atenção: se a casa promete oferecer 6 refeições diárias (para x pacientes e funcionários), e faz compras semanalmente, por que há somente uma geladeira… ou melhor, onde armazenam tanto alimento refrigerado para servir tantas pessoas? Pão amanhecido e água de torneira podem ser considerados refeição, bem como sopa pronta rica em sódio e carboidrato, inimigos de hipertensos e diabéticos.
Atenção para a grade de atividades dos locais, pois assistir tv não é nem de longe atividade que se preze e o seu idoso merece mais que isso. Se o local promete atividades, cobre imagens e registros. Pois há lugares que não oferecem, nem prometem, nem procuram e a falta de estímulos é muito e tão preocupante como preditivo de doenças e incapacidades.
Sobre a estrutura, há questões além das rampas e elevadores. Local deve ser arejado, ventilado, iluminado, organizado e limpo. Deve haver espaço para tomar sol e para atividades. As dimensões das acomodações e capacidade de atendimento. Existem dormitórios compartilhados e estes são mais baratos, mas ao mesmo tempo menos pessoal. Procure sempre um local que atenda a necessidade do seu idoso de forma a não misturar pessoas calmas com agitados, ou notívagos com aqueles que despertam muito cedo, pois será o local de muito convívio.
Os banheiros não devem oferecer qualquer risco, no piso, no assento, por isso nem box tem. Deve ter muitos apoios e espaço para cadeira de banho. Os horários de banho são geralmente pela manhã, afinal todos merecem despertar limpos e cheirosos! É recomendado que os produtos de beleza sejam fornecidos pela família, conforme preferência por cheiro, marca ou alguma condição
alérgica.
Fique atento também a outros custos: medicação, descartáveis, consultas e atividades extras. E por fim, repare no clima do local, se as pessoas parecem sedadas, estão dormindo nas poltronas, nem notam a sua presença? A apresentação da equipe desde o asseio e uniforme, bem como o tempo de trabalho é importante para saber como a casa trata seus funcionários, por isso não hesite em conversar com eles.
A visita é fundamental para observar tudo que mencionei acima, por isso, arranje tempo para visitar cada local. Vá com tempo, olhe tudo, questione, observe, anote, compare. E se possível, vá acompanhado e tenha uma segunda opinião.
Referências:
1 – https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1989/prt0810_22_09_1989.html