Você sabia que alguns seguros residenciais oferecem mais que somente segurança patrimonial?
É importante que os idosos estejam seguros e confortáveis dentro da própria residência, para tanto, algumas adaptações são bem vindas com o avanço da idade. Pequenos detalhes como instalações de barras de apoio ou de rampas podem prevenir de quedas e fraturas, internações e ingestão de mais medicação.
Elencamos diretamente das seguradoras as diferentes situações que podem ser um auxílio para familiares que residem longe dos idosos, para pessoas dependentes, ou até por falta de ferramentas e mão de obra para adaptação de espaços. Vejam:
HDI
– Remanejamento de móveis: envio de profissional para remanejamento de móveis para evitar acidentes, dentro da própria residência de um cômodo para o outro. Conforme o tipo de móvel será necessário a avaliação do prestador no local. Os móveis serão remanejados por dois profissionais, desde que não seja necessário qualquer tipo de desmontagem/montagem, e que o transporte seja feito sem nenhum tipo de equipamento (ex.: ferramenta, corda, andaime). Não executam serviço que ofereça qualquer risco, inclusive de quebra ou avaria do móvel;
– Instalação de assento dentro do box: instalação de assento dentro do box conforme altura e tamanho necessário para adaptação. Limite de 01 unidade;
– Instalação de barra de segurança: mão de obra para instalação de barra de apoio para banheiro (vaso sanitário e/ ou box). Limite de 01 unidade;
– Instalação de luz de emergência: instalação de luz de emergência nos principais cômodos. Limite de 05 unidades;
– Construção de rampas: mão de obra para construção de rampas de acesso à residência (altura 3 ou 4 degraus) próximos à porta de entrada, garagem e quintal. Limite de 01 unidade;
– Serviços Gerais: fixação de quadros, prateleiras, persianas, varal (modelos: teto, parede, flex, automático, sanfonado e retrátil), objetos de decoração (relógio de parede, porta casacos, porta papel toalha, porta pano de prato, porta chaves, suporte para plantas, ganchos e penduradores), kit de banheiro e varão de cortina (incluindo a colocação da cortina, neste caso será cobrado 2 unidades). Limitado a 05 unidades;
– Instalação de ventilador de teto: mão de obra para instalação do ventilador. Apenas instalação do aparelho, sem parte elétrica e alvenaria. Limite de 01 aparelho.
Observação:
– Os custos dos materiais serão de responsabilidade do usuário;
– O usuário escolherá alguns dos serviços respeitando o limite de até 3 itens;
– Horário de atendimento: horário comercial. Limite de valor para até 3 serviços, verificar na época do contrato, qual é este valor.
– 1 intervenção por vigência.
CHECK UP SUL AMÉRICA RESIDENCIAL IDOSO
“O Segurado Sul América conta com a visita de um prestador que realizará uma inspeção de segurança na residência, identificando os locais e as condições de risco, e pontuando as adaptações que devem ser feitas em cada cômodo para maior segurança dos idosos.
O serviço do Check-up Sul América Residencial Idoso deverá ser agendado pelo segurado junto à Central de Atendimento 24 Horas, pelos telefones 4004 4100 (capitais e áreas metropolitanas) ou 0800 727 4100 (demais regiões) e será realizado em dias úteis, de segunda à sexta, das 08:00 às 18:00, de acordo com a disponibilidade do prestador local e desde que não haja descumprimento da legislação do controle do silêncio e regras de condomínio.
O tempo máximo de permanência do prestador em cada Check-Up é de 4 (quatro) horas e dispõe dos seguintes serviços:
– Fixação de barras de apoio – Avaliação dos Cômodos da residência e fixação de barras de apoio nos possíveis locais de risco: Limitado a 04 (quatro) unidades;
– Avaliação de pisos pré-existentes – Inspeção dos pisos pré-existentes no local segurado, a fim de identificar possíveis pontos críticos que possam ameaçar a segurança do idoso. Este serviço cobre apenas a inspeção do local; peças e mão-de-obra correrão por conta do segurado.
– Identificação de focos de riscos/quedas – Avaliação dos cômodos da residência com a finalidade de identificar focos de risco. Caso sejam constatados possíveis pontos críticos de queda, o segurado ficará responsável pela adequação do ambiente, visando aumentar a segurança do local. Este serviço cobre apenas a inspeção do local, peças e mão-de-obra correrão por conta do segurado.
– Instalação de sensor de presença da residência – Instalação de 3 (três) sensores de presença na residência, nos locais de preferência do segurado, quando solicitado pelo mesmo.
Atenção:
• Caberá ao segurado providenciar a compra de qualquer material necessário à realização dos serviços indicados pelo prestador, quando o mesmo demonstrar interesse em realizar estas melhorias.
• Durante toda a execução do serviço é fundamental a presença do segurado ou pessoa indicada pelo mesmo no local para orientar o prestador de serviço quanto à ordem dos serviços a serem realizados.
• Se após o acionamento do Check-Up Sul América Residencial Idoso, quando da chegada do prestador de serviço, o segurado não estiver no local, o serviço será considerado realizado.
• Eventuais acidentes ocorridos após a realização do serviço, não serão de responsabilidade da empresa prestadora e da seguradora.” [2]
Há um limite de valor por evento e vigência, confira na assinatura do seu contrato.
PORTO SEGURO
Já pensou não ter despesa com cuidador de idosos por um período? Com a Porto Seguro é possível:
“Garante o reembolso de despesas para contratação de cuidadores (pessoa física ou jurídica), na impossibilidade do segurado ou cônjuge cumprir com suas responsabilidades de cuidar de seus filhos e/ou dependentes legais menores de até 14 anos, filhos e/ou dependentes legais com necessidades especiais e idosos (na qualidade de ascendentes a partir de 65 anos) que com eles residam, devido a hospitalização ou redução de mobilidade (permanente ou temporária) em decorrência de sinistro amparado pela apólice nas seguintes coberturas: incêndio, subtração de bens, vendaval, impacto de veículos e desmoronamento.
O reembolso estará limitado a uma diária de até R$150,00, por um período de até 3 (três) meses de utilização, consecutivos e ininterruptos.
O valor referente ao reembolso será descontado da cobertura acionada para o sinistro e se esgotará ao término do período limite ou esgotamento da cobertura, o que ocorrer primeiro.
O direito ao reembolso será validado somente se caracterizadas as condições mencionadas na presente cláusula e mediante apresentação das notas fiscais dos serviços prestados e de laudo médico atestando a internação ou tratamento médico necessário para a reabilitação do segurado ou cônjuge, justificando a impossibilidade de prestar os cuidados necessários às pessoas mencionadas.” [3]
Referências:
1 – http://planejaseg.com.br/wp-content/uploads/2017/07/condi%C3%A7%C3%B5es-gerais-HDI.pdf
2 – https://www.banrisul.com.br/bob/data/Manual_do_seguro_residencial_SulAmerica_junho2016.pdf?cache=0
3 – https://www.portoseguro.com.br/NovoInstitucional/static_files/CGs/residencia_habitual/cg_25_porto_seguro_residencia_habitual_14092017.pdf
4 – https://br.freepik.com/fotos-gratis/mao-de-colheita-com-casa-de-madeira_2126943.htm#page=3&query=protecao%20da%20casa&position=21&from_view=search&track=ais